Atuação - Saneamento Ambiental
SISTEMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E CONTROLE DE VETORES
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO DO CEARÁ
A ENGECONSULT elaborou os Planos de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos para os 18 municípios localizados nas serras cearenses (Maciços do Baturité e Maciços de Ibiapaba). Os planos contemplaram municípios em consórcio ou isolados, inclusive com todos os aspectos legais necessários e formas de operação adequada. A complexidade técnica está intrinsecamente correlacionada por ser uma região serrana, turística e de preservação ambiental. Contratante: Secretaria de Infra-estrutura do Ceará (2003 a 2005).
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DE PERNAMBUCO
A ENGECONSULT elaborou os Planos de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos para os municípios de Ipojuca (incluindo Porto de Galinhas, SUAPE e Serrambi), Igarassu, Itapissuma e Itamaracá (toda a ilha). Os planos contemplaram todos os aspectos legais necessários e formas de operação adequada. A complexidade técnica está intrinsecamente correlacionada por ser uma região praiana, turística e de preservação ambiental. Contratante: PRODETUR (2008 a 2009).
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO
A ENGECONSULT elaborou os Planos de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos para 16 municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Os planos contemplaram todos os aspectos legais necessários e formas de operação adequada (2007 a 2008).
Além dos PGIRS, a ENGECONSULT desenvolveu os projetos executivos e supervisão das obras para um grupo de 4 municípios, incluindo Goiana (2005). Contratante: PROMATA.
PGIRS SERTÃO PE
A ENGECONSULT elaborou os Planos de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos para diversos municípios do sertão de Pernambuco. Os planos contemplaram todos os aspectos legais necessários e formas de operação adequada. Contratante: SECTMA (2007 a 2008).
PROGRAMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA RMR
A partir de um conjunto de contratos junto à SECID-PE, a ENGECONSULT tem vindo a participar de uma importante missão com relação à operação de coleta, centros de triagem e reciclagem, compostagem e aterro sanitário para a Região Metropolitana do Recife, beneficiando mais de 2 milhões de habitantes. O desenvolvimento dos serviços consta desde análise multicritério para seleção de áreas para implantação de aterros sanitários até a elaboração dos projetos executivos das unidades de operação dos resíduos sólidos (2010 a 2013).